No próximo domingo, dia 5, uma mega-operação será ralizada para que a principal rua da Rocinha receba o Cinemão
Imagine um carro aparelhado para exibição de filmes nacionais, equipado com super projetor de imagem, telão, sistema de som, mega-fone, cadeiras e pipoqueira! Junte tudo isso a muita vontade de promover, difundir e estimular a cultura e o encontro social através do Cinema Brasileiro de uma forma prática, gratuita e eficiente. O resultado é o projeto CINEMÃO – Veículo de Ocupação Tática da Cultura, que ocupa espaços públicos com o Cinema Nacional.
A próxima sessão será no dia 05 de maio, domingo, a partir das 18h30, na Via Ápia – Rocinha. O evento promoverá uma super operação para fechar a principal rua da maior favela do Brasil. Para esta ação o Cinemão conta com o apoio da UPP ROCINHA, Região Administrativa da Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Portal Viva Rocinha, além da ONU no Brasil.
O longa-metragem que vai ser exibido é “Marcelo Yuka no Caminho das Setas”, com direção de Daniela Broitmam.
Com letras repletas de críticas sociais, Marcelo Yuka estava no auge do sucesso como compositor, baterista e líder da banda O Rappa – uma das principais na cena pop rock dos anos 90. Mas aos 34 anos, 9 tiros num assalto no Rio de Janeiro o colocaram numa cadeira de rodas. O documentário é um mergulho na transformação de Yuka desde o incidente, em 2000, que revela sua irreverência e complexidade como homem, artista e ativista. Enquanto luta por sua saúde física e espiritual, ele se arrisca em novas sonoridades e segue as setas numa incessante busca por justiça social e paz.
Na sequência, o projeto mediará um debate com a participação da equipe dos filmes e membros do Viva Rocinha. Antes da sessão principal serão exibidos 3 curtas documentais – “Angeli 24hs” ( Beth Formagini ) / “Mãos de outubro” ( Vitor Souza Lima) , “Silêncio” ( Alberto Bellezia / Cid César Augusto ).
Para Cid César Augusto, idealizador do projeto, O Cinemão está ocupando espaços públicos da cidade com o Cinema Brasileiro – de forma prática, gratuita e eficiente.
“Este projeto é uma importante e considerável janela para democratizar esta vibrante produção de filmes no Brasil. Levar o Cinema Brasileiro para espaços populares estigmatizados pela violência é nossa principal missão”, afirma.
Giancarlo Summa, diretor do Centro de Informação das Nações Unidas no Brasil, garante total apoio Institucional ao Cinemão:
– Acreditamos que esse projeto represente um elemento importante na construção da cidadania, em prol da consolidação da democracia, da formação e conscientização da sociedade civil. Esperamos poder colaborar para tornar a iniciativa um sucesso.
O projeto também possui uma extensa lista de simpatizantes, como o cineasta Walter Salles, o apresentador Danilo Gentili /ex-CQC, os atores Bruno Gagliasso e Matheus Nachtergaele, entre outros.
O link dos vídeos com o testemunho de diversas personalidades declarando apoio ao projeto em:
http://www.youtube.com/watch?
O CINEMÃO tem patrocínio do Ministério da Cultura, Banco Itaú e Cirúrgica Fernandes e apoio da Epson, UNIC (Centro de Informação das NaçõesUnidas — ONU), UPP Social / Instituto Pereira Passos -IPP.
Carioca Filmes e Maranduva Filmes são as produtoras responsáveis.
Todos os vídeos sobre o CINEMÃO no link: http://www.youtube.com/
“O Cinemão é uma importante ferramenta cultural. Este projeto é a cara das comunidades cariocas.”, afirma Michel Silva, Fundador Viva Comunidade.
Serviço: CINEMÃO
Local: Via Apia – Rocinha
Data: 05 de maio, domingo
Horário: a partir das 18h30
Classificação: livre
Entrada Gratuita.