Ir para o conteúdo

Academia de balé da Cidade de Deus oferece aulas de reforço escolar e alfabetização para cerca de 100 crianças 

Aulas são ministradas por uma ex-aluna do projeto que cursa Pedagogia

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
Ouça este conteúdo
00:00 00:00
Leitura pronta para iniciar

Há mais ou menos um ano, uma iniciativa significativa surgia na Academia de Dança Valéria Martins, na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Juntando a paixão pelo balé à busca pela melhoria das notas escolares, Valéria Martins, a fundadora da academia, iniciou o reforço escolar e alfabetização gratuitos para as crianças da comunidade. 

Hoje, cerca de 100 alunos a partir do 1º ano do ensino fundamental são atendidos gratuitamente com as aulas ministradas por Eyshilla Monsor, estudante de Pedagogia, que também é ex-aluna da academia. E, segundo Valéria, a parceria com a empresa Fênix Consultoria tem sido uma mão na roda: “Eles me ajudam a pagar uma ajuda de custo para a professora, porque não temos nenhum financiamento ou edital”. 

Ainda, há aulas de alfabetização para crianças de 10 a 12 anos. De acordo com Valéria, as maiores dificuldades dos alunos que frequentam a academia são “memorizar, ler, adaptar-se a uma rotina e ter uma disciplina de estudos”. 

E, de onde a ideia surgiu? Quando alguns pais não deixaram seus filhos participarem de competições de balé porque eles não estavam indo bem na escola e tinham dificuldades com o português. Valéria Martins explica que isso fez com que a comunidade local se unisse para ajudar as crianças. 

A fundadora do projeto acredita que Arte e Educação andam de mãos dadas. “Ambas transformam o mundo, estão transformando a nossa comunidade. Temos algumas crianças que passam todas as tardes conosco porque estão apaixonadas pelas aulas”, disse.

Para conhecer mais do projeto: https://www.instagram.com/acad_valeriamartins/

Para qualquer tipo de ajuda financeira: 2197079-1912 (PIX da Academia de Dança Valéria Martins)