Lucas Coutinho de 28 anos, Conhecido como ‘DJ MUMU DO TUIUTI’, nascido e criado na Comunidade do Tuiuti, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio. Começou sua carreira de DJ e Produtor Musical, quando tinha 12 anos. Desde então nunca mais parou de produzir suas músicas. Em 2012 o artista lançou sua primeira música que colocou seu nome no funk ‘DJ MUMU DO TUIUTI’. Logo em seguida, fez um remix com a música “Sabotaram o meu copo” de Mc Priscila, que faz sucesso até hoje.
Por gostar de swing nas músicas, começou a pesquisar e se arriscar mixando beats de funk carioca com instrumentos como atabaque e agogôs, produzindo afrobeat “Eu já tinha ouvido o afrobeat lá de fora, aqui no Rio eu nunca tinha ouvido”. Com isso, MUMU é um dos primeiros DJ da cena a popularizar o ritmo e trazer sua carimbada no meio das músicas.
Sua maior inspiração veio de seu primo, DJ Glauber da Mangueira. Ele conta que sempre ouvia as músicas de Glauber e achava que o primo fazia batidas diferentes de outros funks. ”Na época, era muito melody, através dele, eu comecei a ouvir o funk de verdade, a batida raiz de verdade. Então ele foi minha maior inspiração ali no começo quando começou a despertar em mim o interesse, a vontade de ser DJ, produtor musical”. Atualmente MUMU, tira inspiração do afro para produção de suas músicas.
O DJ já fez parte de grandes eventos que são referência no movimento musical, como a WOBBLE. E também já produziu com grandes artistas da música MC Cabelinho e MC Smith.
MUMU tem planos para levar o ritmo de Afrobeat e Afrofunk para fora do Rio e com novas produções de músicas que serão lançados em breve, onde ele está dando mais atenção em seu álbum. “Eu tô começando a produzir os beats, que é um projeto meu de afrofunk, o nome vai ser “Pegada de Africano” que também vem muito pesado e é uma coisa que eu já venho trabalhando há um tempo e pretendo focar ainda mais no gênero”, conta.