Na última segunda, 11 de setembro, duas localidades do subúrbio carioca ganharam um reforço no atendimento de emergência. O secretário de Estado de Saúde, Dr Luizinho, inaugurou duas bases do SAMU Capital, na Mangueira e no bairro de Irajá, ambas na Zona Norte do Rio.
O Governo do Estado, segue com o plano de colocar 22 bases descentralizadas do SAMU a serviço da população, por meio da Secretaria de Estado de Saúde (SES-RJ), somando um total de 28 bases em funcionamento. Ao todo serão 40 novas unidades até o próximo ano.
Segundo o Secretário Dr. Luizinho “os serviços vão poder chegar mais rápido à casa das pessoas. Em muitos casos, são residências em becos e vielas onde não passam carros. Isso significa salvar vidas. São duas regiões muito populosas e cercadas por comunidades carentes”, ressaltou.
O coordenador do SAMU e coronel do Corpo de Bombeiros, Luciano Sarmento disse que as pessoas do país visitam o SAMU da Capital para conhecer o serviço “continuaremos trabalhando para oferecer o melhor serviço do Brasil à população do Rio de Janeiro” afirmou.
Funcionamento SAMU Capital
De acordo com o Governo do Estado do Rio, as unidades funcionam 24 horas, todas as ocorrências são analisadas por 11 médicos que ficam disponíveis na central de regulação. Atualmente, a média por dia de atendimento é de 514 ocorrências.O SAMU Capital possui uma frota de 60 ambulâncias e 30 motolâncias.