Bienal do Livro 2023 começa neste final de semana com presenças ilustres de autores nacionais e internacionais

A escritora da série Instrumentos Mortais Cassandra Claire é uma das presenças confirmadas
Bienal do Livro 2019( Foto: Divulgação)
Bienal do Livro 2019 (Foto: Divulgação)

A Bienal do Livro Rio, está pronta para celebrar sua edição comemorativa de 40 anos, com uma programação repleta de novidades. O evento acontede de 1 a 10 de setembro no Riocentro, Barra da Tijuca e os organizadores esperam receber cerca de 600 mil visitantes.

Entre os destaques do evento, estão renomados autores nacionais e internacionais, influenciadores digitais, artistas e jornalistas, além dos estandes de livros com mais de 500 marcas parceiras.

O público terá a oportunidade de encontrar personalidades literárias como a escritora Conceição Evaristo, autora do livro Olhos D’água. Eliana Alves Cruz, autora de Águas de Barrela e O Crime do Cais do Valongo, também comparecerá ao evento. O diretor, ator e escritor Lázaro Ramos também é presença confirmada na Bienal do Livro 2023, além de muitos outros convidados. Segundo informações do site oficial do evento, são mais de trezentas atrações confirmadas. Entre as autoras internacionais, a escritora da série literária Os Instrumentos Mortais, Cassandra Claire, é uma das presenças confirmadas.

Os ingressos custam a partir de R$19,50 a meia entrada, e inteira a R$39,90. Eles já estão a venda no site Eventim. Professores, autores e profissionais do livro podem se credenciar para garantir a gratuidade no evento, para isso é necessário comprovar a profissão.

Conceição Evaristo na Bienal do Livro de 2019 (Foto: Instagram / Reprodução)

Novos formatos e espaços com cultura e diversidade

A Bienal do Livro Rio 2023 trará diferentes formatos de apresentações, como “Em Primeira Pessoa” e “Páginas no Palco”, que prometem envolver o público em conversas e performances literárias. O Café Literário se reinventa como um espaço de debates e troca de ideias, explorando os bastidores da escrita e outras formas de contar histórias.

A cultura pop ganha destaque na programação, celebrando o mundo dos games, audiovisual, músicas e séries. O novo espaço “Palavra-Chave” será o epicentro dessas discussões, incluindo o “Páginas na Tela” com foco em narrativas audiovisuais e adaptações literárias para cinema, televisão e séries.

A Bienal continua sua tradição de inclusão e diversidade. Todas as sessões contarão com tradução simultânea em Libras, e visitas guiadas serão oferecidas para deficientes visuais em parceria com o Instituto Benjamin Constant. O evento busca reunir perspectivas diversas por meio de mesas de discussão que abordam temas contemporâneos e variados.

Espaços ao Ar Livre e Gastronomia

Neste ano, a Bienal do Livro Rio valoriza ainda mais o espaço ao ar livre, privilegiando os jardins do Riocentro. Os visitantes poderão desfrutar de ambientes de descompressão ao redor do Café Literário e do Palavra-Chave, com capacidade para até 850 pessoas por sessão. Além disso, pela primeira vez, food trucks estarão presentes, proporcionando uma experiência gastronômica única.

Com sua edição de 40 anos, a Bienal do Livro Rio se prepara para oferecer uma celebração literária e cultural memorável, onde o público poderá se conectar com autores, participar de debates, explorar a cultura pop e desfrutar de espaços ao ar livre.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]