Com o objetivo de aprimorar as ações de abordagem de veículos em vias públicas e reduzir danos, a Secretaria de Estado de Polícia Militar do Rio de Janeiro realizou nesta segunda-feira (21) um treinamento obrigatório para todos os policiais envolvidos em ocorrências que resultaram em óbito ou lesão corporal grave.
Este treinamento, conhecido como Estágio de Aplicações Táticas (EAT), foi realizado no Centro de Instrução Especializada e Pesquisa Policial (CIEsPP) da Polícia Militar. Os agentes participantes foram divididos em duas turmas, totalizando cerca de 70 policiais militares. Além dos que já estavam matriculados, outros foram convocados compulsoriamente. O treinamento acontece depois de ações policiais que vitimaram Thiago Menezes, de 13 anos na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro, e Eloah, de 5, no Morro do Dendê, na Ilha do Governador
Leia também:
- Ação policial na Ilha do Governador resulta na morte de menina de 5 anos
- Família e amigos fazem ato “Justiça por Thiago” em praia de Copacabana
O Secretário da Secretaria de Estado de Polícia Militar (SEPM), coronel Luiz Henrique Marinho Pires, destacou a importância da capacitação contínua para os agentes, especialmente aqueles que atuam na atividade-fim da corporação. Ele enfatizou que essa iniciativa faz parte das orientações estratégicas do comando da Polícia Militar.
A grade curricular do EAT inclui disciplinas como Direito Operacional, Psicologia Operativa, Tecnologias de Menor Potencial Ofensivo, Atendimento Pré Hospitalar Tático, Abordagem de Pessoas, Edificações e Veículos, e Segurança Preventiva. O curso terá a duração de uma semana.