Pesquisar
Close this search box.

Maju Coutinho participa de encontro com comunicadores das favelas no Complexo do Alemão

A conversa com a jornalista faz parte da programação da Semana Voz
Comunicadores populares e jornalistas participaram da conversa com a apresentadora. (Foto: Selma Souza/Voz das Comunidades)
Comunicadores populares e jornalistas participaram da conversa com a apresentadora. (Foto: Selma Souza/Voz das Comunidades)

O Voz das Comunidades faz 18 anos nesta terça-feira (15) e não podiam faltar amigos para a festa! Nesta segunda-feira(14), começou a Semana Voz, com a apresentadora do Fantástico, da TV Globo, Maria Julia Coutinho, a Maju, e o fundador do Voz das Comunidades, Rene Silva, conversando com comunicadores populares e jornalistas. A mesa foi mediada por Melissa Canabrava, coordenadora de comunicação do Voz das Comunidades.

Maju começou a trabalhar na Globo em 2009, passou pelo jornalismo local de São Paulo, previsão do tempo no Jornal Nacional, bancada do Jornal Hoje e atualmente apresenta o Fantástico, que vai ao ar todos os domingos, com Poliana Abritta.

O evento abriu a semana de comemoração dos 18 anos do Voz das Comunidades. (Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades)

O bate-papo aconteceu na sede do Voz das Comunidades, a Casa Voz. O tema principal do debate permeou o fortalecimento do jornalismo comunitário, passando pela necessidade de cuidar da saúde mental dos jornalistas e destacando a importância de profissionais pretos nas redações e em cargos de chefia.

Maju contou um pouco da sua trajetória e de como se sentia sozinha por não ter outras pessoas negras nas redações, mas vê que a realidade está mudando com mais diversidade e acrescenta “é preciso ter pessoas negras nas chefias”. Estiveram presentes representantes de organizações não governamentais (ONG) como o Educap e o Abraço Campeão e jornais comunitários como o Maré de Notícias, Fala Roça, PPG Informativo, Fala Manguinhos, Voz de Guadalupe e CDD Acontece.

Maju falou sobre a relação com as redes sociais e disse não usar muito. (Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades)

Maju Coutinho parabenizou o Voz das Comunidades pelos 18 anos. “Foi maravilhosa essa troca e eu espero que ela seja só um portãozinho que a gente abriu agora para uma troca realmente maior. Que a gente possa fortalecer o jornalismo comunitário nos grandes veículos através da pressão de vocês e também da nossa maior consciência.” Pontua.

O fundador do Voz das Comunidades, Rene Silva, responsável pelo convite conta que “quando a gente traz a Maju aqui, a gente mostra que é possível chegar onde a gente quiser e alcançar os lugares. A vinda dela era um pedido de muito tempo da equipe de jornalismo para que pudesse conversar sobre as pautas antirracistas.”

“Hoje pude sair da minha bolha e olhar nos olhos de comunicadores brilhantes” revela Maju. (Foto: Selma Souza/ Voz das Comunidades)

A programação de aniversário do Voz das Comunidades está só começando. Acompanhe tudo pelas nossas redes sociais.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
jojobetCasibom GirişDeneme Bonusu Veren SitelercasibomMeritking Girişholiganbet girişbaywinDeneme Bonusu Veren Sitelercasibom girişdeneme bonusuCASİBOM GÜNCELcasibom girişcasibomgrandpashabet giriş

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]