Duas primeiras UPPs do Alemão serão inauguradas amanhã!

Ao todo, serão 660 PMs na Fazendinha e Nova Brasília e outras localidades - FOTO: Renato Moura
Ao todo, serão 660 PMs na Fazendinha e Nova Brasília e outras localidades - FOTO: Renato Moura

As duas primeiras UPPs (Unidades de Polícia Pacificadora) do Complexo do Alemão serão inauguradas na próxima quarta-feira (18). Ao todo, serão 660 policiais em 16 localidades, onde vivem aproximadamente 40 mil moradores, de acordo com a Secretaria de Segurança Pública.

A UPP da Fazendinha também vai contemplar outras áreas, como Relicário, Palmeirinha, morro das Palmeiras, Vila Matinha, Parque Alvorada e Casinhas. Já a UPP Nova Brasília, abrange, além da favela Nova Brasília, as localidades Ipê Itararé, Mourão Filho, Largo Gamboa, Cabão, Joaquim de Queiroz, Loteamento, Prédios, Aterro Um e Aterro Dois.

Durante a inaguração, vai haver uma cerimônia no campo do Sargento, na Fazendinha, com a presença do governador Sérgio Cabral e do secretário de Segurança José Mariano Beltrame.

O local escolhido para sediar a UPP Nova Brasília foi a Estação Itararé do Teleférico. Já a UPP Fazendinha ficará localizada na Rua da Assembléia, em frente ao número 65, próximo a Estação Palmeiras do Teleférico. Para comandar a tropa da UPP Nova Brasília foi escolhido o capitão Marcio Rodrigues, já a unidade Fazendinha ficará sob responsabilidade do capitão Ronaldo Salgado Claudino.

O capitão Ronaldo Salgado Claudino, de 33 anos, está na Polícia Militar há 12 anos. Antes de ser escolhido para comandar a UPP Fazendinha ele trabalhou no 22º BPM (Maré), 16º BPM (Olaria), 18º BPM (Jacarepaguá) e 9º BPM (Rocha Miranda). Ele estava nesta última unidade até assumir o cargo de comandante da nova UPP, que contará com um efetivo de 320 policiais. O capitão Salgado possui curso de inteligência (3º Cisp) e participou da operação, em novembro de 2010, que culminou com a retomada do Complexo do Alemão.

O comandante da UPP Nova Brasília, capitão Marcio Ferreira Rodrigues, também entrou para a Polícia Militar no ano 2000. Ele já serviu na Academia de Polícia Militar Dom João VI, no 24º BPM (Queimados), no Grupamento Especial Tático Móvel, no 28º BPM (Volta Redonda), 20º BPM (Mesquita) e, desde 2010, estava cedido à Secretaria de Governo participando da Operação Barreira Fiscal em Itatiaia, no Sul Fluminense. Na UPP Nova Brasília, o capitão Rodrigues comandará 340 policiais.

O Complexo do Alemão e o Complexo da Penha estão ocupados pela Força de Pacificação desde 28 de novembro de 2010. As comunidades Nova Brasília e Fazendinha conta com policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) e de Choque (BPChq) desde 28 de março deste ano.

Via: R7.com

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
[glt language="Portuguese" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="Spanish" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"] [glt language="English" label="" image="yes" text="yes" image_size="24"]

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]