Na manhã desta segunda-feira (26), moradores de Manguinhos, na Zona Norte, Rocinha, na Zona Sul e Vila Kennedy, Zona Oeste do Rio de Janeiro, acordaram com operações da Polícia Militar.
Na Rocinha, David Gonçalves de Oliveira foi baleado durante a ação e socorrido para o hospital Miguel Couto. Ainda não há novas informações sobre o estado de saúde. Sete escolas foram fechadas na localidade.
Segundo informações divulgadas pela Polícia Militar nas redes sociais, a operação em Manguinhos tem agentes da Unidade de Polícia Pacificado (UPP) e do Coordenadoria de Polícia Pacificadora (CPP), com veículos blindados e o Grupamento Especial de Salvamento.
Na Vila Kennedy, uma página local informa ocorrência de troca de tiros próximo a unidade de saúde. Um morador comentou na publicação:
Os moradores que se sentirem violados podem entrar em contato com a Ministério Público que realiza um plantão especial para atender a população. O atendimento gratuito é feito no número (21) 993855837 pelo WhatsApp, também no telefone (21) 2215-7003 ou no e-mail [email protected].
Em Duque de Caxias, a Polícia Militar também faz operação na Mangueirinha, Lixão e Vila Ideal, a operação é feita pelo 15º batalhão com apoio do vigésimo batalhão
Serviços interrompidos
A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) informa que a Clínica da Família Maria do Socorro, na Rocinha, suspendeu o funcionamento na manhã desta segunda-feira (26).
Já os centros municipais de saúde Albert Sabin, também na Rocinha, e Rodolpho Perisse, no Vidigal, mantêm o atendimento à população. Entretanto, atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, foram suspensas.
As unidades de saúde da região de Manguinhos estão funcionando normalmente.
Cerca de 2.177 alunos de sete unidades escolares foram impactados pelas operações policiais em curso na Rocinha, de acordo com a Secretaria Municipal de Educação. Em Manguinhos, as escolas atendem presencialmente
Notícia em atualização.