Segundo informações da Rádio Nacional, um artigo publicado pela revista científica norte americana BMJ Global Health revelou que devido à vacinação em massa no Complexo da Maré, a mortalidade por covid-19 foi reduzida em 46% na comunidade.
A vacinação em massa foi uma ação realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) em parceria com a organização não governamental (ONG) Redes da Maré e a prefeitura do Rio. O coordenador do eixo Direito à Saúde da Redes, Everton Pereira, conta que a vacina alcançou mais de 36.000 moradores da Maré. “Em novembro e dezembro de 2021 e janeiro de 2022 na Maré não tivemos nenhum óbito”. Nesse período, a variante Ômicron preocupava os especialistas em saúde.
Relembre a ação: Mais de 33 mil moradores foram vacinados em vacinação em massa no Complexo da Maré
Everton relembra as ações que colaboraram na pandemia como o ‘Fica em Casa’ e considera que os resultados se resumiram a uma única localidade. Além disso, o coordenador explica que são feitas pesquisas de monitoramento, como um acompanhamento com mil moradores que tiveram covid e ficaram com sequelas para entender quais as consequências da doença.
Questionado se ainda considera há baixa procura de vacinas na favela, Everton responde que essa é uma questão que não se resume só a Maré e finaliza atrelando à outra problemática. “As fake news na vacinação infantil ainda são um problema, as pessoas se vacinam mas não querem vacinar as crianças”.
As pesquisas sobre a vacinação na Maré podem ser acompanhadas neste site.