O cadastramento de mototaxistas para trabalhar com o aplicativo Moto.Rio encerra nesta quarta-feira (31). O serviço é feito no Clube do Servidor Municipal, na Rua Hélio Beltrão, na Cidade Nova, das 9h às 17h. O cadastramento também pode ser feito em Bangu, na Rua Fonseca, 240, 2º piso, de 9h às 16h.
Quem já fez o pré-cadastro no aplicativo até 16 de maio deve comparecer até amanhã no ponto de atendimento para terminar o processo. Com esse cadastro, será possível fazer viagens com passageiros a partir da segunda quinzena de junho.
O aplicativo Moto.Rio não cobrará taxa do parceiro. O valor integral da corrida vai para o mototaxista. O cadastramento é feito pelas secretarias municipais da Casa Civil e de Transportes (SMTR).
O que é preciso para fazer o cadastro no Moto.Rio
Para terminar o cadastramento, os seguintes documentos são exigidos (original e cópia) aos mototaxistas, que precisam ter mais de 21 anos de idade:
– Carteira de Habilitação – Categoria A (mínimo de 2 anos de experiência).
– Documento comprovando que é a/o proprietária/o da moto (CRLV).
– Caso a motocicleta seja de terceiros, será necessária uma procuração pública ou privada para utilização do veículo, com cópia autenticada do documento com foto da pessoa proprietária do veículo.
– Apólice de seguro APP (para acidentes pessoais de passageiros)
Também são obrigatórias as certidões de quitação eleitoral e negativas criminais do 1º ao 4º Ofícios, mas esses documentos podem ser apresentados em até 30 dias. O seguro de responsabilidade civil facultativa (RCF) também é necessário, mas poderá ser contratado em 12 meses.
Exigências do veículo
As motocicletas precisam estar em boas condições, ter no máximo 10 anos, cortador de linha de pipa acoplado, apoio lateral e traseiro para o passageiro e porta-bagagem. O condutor precisará vestir um colete especial refletivo. E, além de usar o próprio capacete, precisará ter um capacete disponível para o passageiro.
Para realizar o serviço pelo aplicativo, os condutores também precisam fazer o curso de especialização para mototaxistas, regulamentado pelo Detran, e a motocicleta deverá ter placa vermelha, como os táxis.
O aplicativo vai funcionar semelhante ao Taxi.Rio, com opção do passageiro escolher percentuais para o valor da corrida.