Pesquisar
Close this search box.

‘Mãe é quem Cria’; ação do Voz das Comunidades leva mães de favela para dia de rainha

Ação foi realizada junto com o salão Shekinah, do Complexo do Alemão
(Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)
(Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades)

Dia das mães é todo dia. Por isso, comemorando esse dia tão especial, o Voz das Comunidades promoveu nesta segunda-feira (15), uma ação para homenagear estas grandes mulheres que são crias do Alemão. É a primeira edição do projeto Mãe é quem Cria! A ação aconteceu em parceria com Dany Shekinah. Nove mães tiveram uma programação digna de rainhas, com direito a massagem, maquiagem, manicure e cabeleireira.

A dona Jucélia de Santana, de 45 anos, é casada há 20 anos, mãe de seis filhos e moradora da Fazendinha. Emocionada, ela comentou que sempre passava pelo salão e admirava, mas nunca pensou que teria um dia de beleza. “Só vocês para me fazerem sair de casa. Eu não saia para nada além de ir ao médico e levar os filhos na escola.” E depois da massagem acrescentou. “A minha rotina ficou na esteira”. Além de todas as surpresas, Jucélia também ganhou um mega hair de presente.

As mães foram convidadas pelo Voz das Comunidades em parceria com a Clinica da Família Zilda Arns e a organização não governamental Mulheres Em Ação No Alemão (MEAA). A ação durou a tarde inteira com atendimento exclusivo no salão, uma equipe com 19 profissionais trabalharam exclusivamente pelo bem-estar das mamães.

Várias histórias reunidas

Nove mães, nove histórias. Além da fé de cada uma, elas têm mais uma coisa em comum: a dedicação à família. Nesta segunda-feira, algumas, pela primeira vez, puderam pensar apenas nelas. Mas sempre falando dos filhos e em como vão fazer para se cuidarem porque elas estão de folga. Samara Ferreira, 22 anos, mora nas Torres do Complexo do Alemão e está grávida de 7 meses. Esperando um menino, ela se olhava pensativa no espelho. Samara conta que o salário que recebe em uma lanchonete é pouco, mas que está economizando e pensando no filho. “Parei tudo que estava fazendo quando descobri a gravidez”.

Leia mais: Neste Dia das Mães, relembre o protagonismo das mães no cotidiano das favelas

Dona Neuzira da Silva, de 54 anos, estava indo trabalhar e nem falou muito para não borrar a maquiagem, mas disse que estava se sentindo feliz com a produção. Enquanto elas estavam se produzindo, contaram suas histórias e trocaram conselhos, cada uma trazendo um ensinamento diferente.  Amanda Oliveira, de 35 anos, é mãe de 6 filhos e agradeceu pelo dia no salão. “Eu tô muito feliz porque hoje foi um dia muito especial pra mim porque eu só vivo para os meus filhos. Hoje eu vivi para mim.

Sobre a parceria

João Victor Vitória, assistente de projeto da equipe de Impacto Social do Voz das Comunidades, conta que a escolha pelas mães e pela data não foi aleatória, “Baseamos a nossa ação em uma pesquisa da Cufa (Central Única das Favelas) que mostra que 49% das casas brasileiras são chefiadas por mulheres e pensamos em fazer na segunda-feira pela disponibilidade das mães e do salão, Muitas vezes essas mães solo (que criam os filhos sozinhas) não têm condições de ter um dia assim.” João revela que o nome ‘Mãe é quem Cria’ também remete a possibilidades. “Mãe é quem cria sonhos, possibilidades que às vezes nem elas mesmas tiveram.”

Dany Shekinah, de 31 anos, é cabeleireira desde os 16 anos. Ela conta que gosta de promover ações sociais porque sente que é uma forma de retribuição. “Assim como eu fui abençoada, eu sei que elas também serão. Porque é assim, quanto mais a gente semeia, mais a gente colhe”. 

Dany Shekinah. (Foto: Wando Silva/ Voz das Comunidades)

Sobre a ação, Dany relata que foi uma experiência única para ela. “Eu estou impactada, muito feliz. Na verdade quem ganhou o presente fui eu de poder fazer essas mulheres se sentirem incríveis.” Ela valorizou a parceria com o Voz das Comunidades na realização da ação ‘Mãe é quem Cria!‘. “Eu quero agradecer o Voz pela confiança, por ter escolhido a gente para estar fazendo esse trabalho. Só quero dizer que vocês podem sempre contar comigo.”

O salão da Dany Shekinah fica na Rua Aristóteles Ferreira, 6, em  Mourão Filho, no CPX do Alemão. A cabeleireira também dá um curso chamado O Poder do Mega Hair. As inscrições abrem no dia 29 de maio.  O curso está custando R$ 1.997. Para mais informações siga o salão no Instagram: @DanyShekinah.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
casibomCASİBOMholiganbet güncel girişcasibom girişcasibom resmiJOJOBETjojobetcasibom güncel adresicasibomjojobet güncel girişcasibom girişCasibom Girişcasibom girisiCasibomgüncel girişlerCasibom GirişJojobethttps://jojobetgirisler.com/https://jojo-bet-giris.com/casibomjojobetcasibom

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]