O deputado federal David Miranda faleceu nesta terça-feira (9), aos 37 anos, por conta de quadro de inflamação e infecção gastrointestinais. A informação foi confirmada pelo marido do deputado, o jornalista Glenn Greenwald.
David Miranda era cria do Jacarezinho. Foi criado pela mãe até os 5 anos de idade. Aos 6, foi criado pela tia Eliane, irmã da mãe, que o incentivou a buscar gosto pela leitura e pelos estudos. David nunca conheceu o pai.
Em 2005, ele conheceu o jornalista Glenn Greenwald. Mais tarde, já casados, se mudaram para os Estados Unidos. Lá, David se formou em Jornalismo e Estratégia de Marketing.
Ativista LGBTQIA+, David passou a lutar por direitos civis de gays e pela população negra. Ele integrou o coletivo Juntos: a Casa da Juventude no Rio de Janeiro. Em 2014, se filiou ao PSOL.
David Miranda foi eleito deputado federal em 2018. E foi primeiro parlamentar a lutar pela causa LGBTQIA+ e contra a violência policial. David também conhecido por seu ativismo pela privacidade na era digital.
Além do marido, David deixa 3 filhos.