A Escola de Fotografia Popular está com inscrições abertas até 9 de abril para a turma de 2023. Ao todo serão selecionadas 40 pessoas, sendo 25 com bolsa-auxílio no valor de R$ 500. O curso faz parte do Programa Imagens do Povo, iniciativa do Observatório de Favelas.
As vagas são direcionadas a pessoas de origem e/ou moradoras de favelas e territórios populares da Região Metropolitana do Rio de Janeiro. A seleção visa o preenchimento da vaga, preferencialmente, por mulheres, pessoas negras/os e indígenas e população LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.
A coordenadora do Programa Imagens do Povo, Érika Tambke, comenta que é a primeira vez na história da Escola de Fotografia Popular que o curso acontece em dois anos seguidos. E ela acredita que a manutenção da escola fortalece os encontros com os fotógrafos que participam do projeto e que já foram alunos em turmas anteriores.
“Ao longo dos seis meses de aulas, temos um curso voltado para o aprendizado sobre fotografia e direitos humanos, em uma intensidade e um formato único, que não tem igual em outra instituição. E parte da força desse conteúdo é também o fluxo de pessoas que passa por essa experiência coletiva, a partir de muita troca de saberes. Essa ideia também está no modo de fazer fotografia, como nós acreditamos na Escola de Fotografia Popular. É preciso diversificar as narrativas, sempre com respeito a quem retratamos e com muita parceria com quem aparece na foto. Estamos ansiosos para receber os novos alunos e alunas.” – comentou Érika.
Sobre o curso
As aulas acontecerão presencialmente na sede do Observatório de Favelas, na Maré, às segundas, terças e quartas, das 18h30 às 21h30, e quinzenalmente aos sábados, aulas externas em local combinado previamente. O curso terá duração de seis meses. Durante o percurso formativo, os/as alunos/as terão aulas de técnicas de fotografia, iluminação, edição, além de debates sobre pautas sociais e de direitos humanos. Os/As alunos /as participarão ainda de eventos e exposições.
Como se inscrever
Quem deseja participar pode se inscrever gratuitamente preenchendo um formulário virtual a partir do dia 27 de março até 9 de abril. O edital pode ser acessado aqui.
O endereço de onde acontecerão as aulas é: Rua Teixeira Ribeiro, 535, Maré, Rio de Janeiro – RJ.