Realizado a cada 10 anos, o censo demográfico é uma atividade super importante para o país e não só para saber quantos nós somos, mas também como nos encaixamos nos nossos círculos, vivências e cotidianos. Responder ao censo ajuda o país a perceber necessidades que atingem a população e possa atuar na formulação de políticas públicas. Entretanto, fazer o censo nas favelas e periferias não é uma tarefa muito fácil, justamente por serem regiões de difícil acesso. Mas entidades se reuniram para realizar essa ação e finalizar o censo dentro destas localidades.
O Data Favela, a Central Única das Favelas (Cufa) e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) fecharam uma parceria para fazer o censo dentro das favelas do Brasil. O lançamento aconteceu, simultaneamente, em São Paulo e Rio de Janeiro no último sábado (25). No Rio, a ação contemplou o Complexo da Penha, na Zona Norte da cidade.
Por fim, se um recenseador do IBGE bater à sua porta, receba-o e responda às perguntas. Assim, você contribuirá para um país melhor e que identifique problemas no cotidiano da população.