“Polícia racista nas ruas do Rio, eles sentem cheiro de preto. Se for favelado não olhe pro lado, uma bala acerta o teu peito” é uma das rimas de Borges em ‘Salve a Favela’, ao lado dos MCs Bielzin, Cabelinho e Poze. Lançado no último domingo (19), o videoclipe é uma colab inédita entre KondZilla e MainStreet Records que resultou em um videoclipe de 7 minutos, com participação especial do ator André Ramiro, de ‘Tropa de Elite’. Um dos objetivos é denunciar e jogar luz na questão urgente, grave e rotineira vivida por 18 milhões de moradores de favelas do Brasil: o genocídio da população preta e favelada.
Nos casos – todos reais no videoclipe – jovens e trabalhadores são “confundidos” com criminosos portando armas de fogo quando, na verdade, carregam objetos inofensivos como guarda-chuva, ferramenta, celular e livro, entre outros.
“Para nós, ‘Salve a Favela’ tem uma relevância gigantesca, além de ter sido um grande desafio. Infelizmente, estamos falando de um tema cotidiano e fazer isso através do Rap já nos faria cair num clichê por si só. Por isso, buscamos uma nova forma de apresentar o tema e, de fato, comover a audiência. O projeto é diferente porque, além de ser um grito clamando por atenção para casos reais, ele nos conduz ao conhecimento, passando pela revolta e desaguando num chamado à justiça, com uma atitude prática, exigindo ao STF uma mudança na lei de excludente de ilicitude. Algo precisa ser feito e ninguém está olhando para isso”, ressalta Lucas Lang, sócio e fundador da MainStreet.
André Ramiro conta que se sentiu honrado em participar da produção. “O videoclipe é uma denúncia em forma de curta-metragem musical e aborda o quanto esses crimes permanecem impunes e afetam, em sua maioria, pessoas pobres e pretas, tornando vítimas os moradores das favelas do Brasil. Infelizmente é muito atual e extremamente necessário que façamos algo urgentemente junto à sociedade, para que tenhamos de fato paz e justiça de maneira igualitária para todo e qualquer cidadão, independentemente da classe social ou etnia”, diz.
“Foi uma experiência incrível ter trabalhado com essa equipe técnica, estar junto com KondZilla e conviver um pouco com o carinho recebido pelos moradores do Complexo do Alemão. Além, claro, de conhecer e acompanhar de perto talentos como Poze, Bielzin, Cabelinho Borges. Que esse videoclipe seja mais uma ferramenta no combate ao preconceito e à violência”, afirma Ramiro.
Assista ‘Salve a Favela’ completo no Youtube: