Rock in Rio: Diretamente do Morro do Atalaia, Taylan representa os crias que querem falar de amor

Com apenas 20 anos, o cantor é uma das vozes do R&B brasileiro e estará no Espaço Favela no dia 04 de setembro
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidaddes
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidaddes

Taylan Guimarães deu o passo que mudaria o curso de sua vida, após sair de um plantão na “boca”. O jovem, que na época tinha entre 16 e 17 anos, saiu da função direto para a gravação do clipe de “Deus Me Abençoou”. Nessa época, ele ainda era o Nego ATL. A sigla significa Atalaia, morro em Niterói, de onde o cantor é cria. Hoje, com apenas 20 anos, Taylan é uma das vozes – e, que voz! – do R&B brasileiro. Soma milhares de visualizações no YouTube e faz parte da gravadora Baguá Records. Além disso, está no line-up do Espaço Favela, um dos palcos do Rock in Rio. 

“Esse foi meu último plantão. Eu olhei para o céu, vi uma luz gigante e conversei com Deus. Estava chovendo nesse dia. Comecei a chorar e falei: isso não é para mim, eu quero viajar o mundo”, relatou Taylan, que se envolveu com o crime por dois anos, ainda na menoridade, mas conseguiu sair para investir no seu talento, que é a música.

“Deus me deu a oportunidade de poder sair daquilo, de não passar coisas piores ali. É uma vida que não é para ninguém viver”, desabafa. Inclusive, em um trecho da música, que foi escrita por ele, diz assim: “Deus me abençoou. E pra quem falou que eu não era capaz; hoje me aplaudem demais, hoje me aplaudem demais”. A verdade é que só Taylan sabe o que sentiu ao compor a letra, mas qualquer um que ouça consegue entender a verdade que o artista coloca em cada palavra.

O ultimo lançamento, o single, “Envolvidão”, bateu rapidamente 160 mil plays no Spotify.
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

Dali em diante sua trajetória na música foi só progresso. Depois do lançamento deste seu primeiro clipe, em novembro de 2019, ele lançou vários em 2020. Em dezembro de 2019, saiu de Niterói para morar no Rio, quando Sandiego Fernandes, diretor de clipes reconhecido na cena atual, ligou para fazer uns trabalhos com Taylan pela Blakkstar Entretenimento, produtora audiovisual em que o artista ficou por uns meses. 

Mesmo com a pandemia, ele conseguiu lançar algumas produções, como “Intrigas”, “Decide”, com o Kiaz, e “Foi Sentimento Bom”, também com Kiaz, além de BigJow. Todas elas falando de amor, do jeito que ele gosta! Ainda em 2020, ele foi abraçado pela Baguá Records, mesma gravadora de Xamã e Agnes. 

Ele conta como chegou à Baguá: “Certo dia, Sandiego me trouxe aqui na Casa (sede). Aí ele foi mostrando a música para o Jairo (dono da gravadora). Ele me acolheu e hoje estou bem mais preparado do que quando cheguei, porque aqui tem uma estrutura muito boa para ‘fazer’ o artista”. Chegando lá, ele respondeu de pronto do que gostava: da linha mais romântica.

Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades
O timbre de voz marcante de Taylan promete balançar o novo cenário musical brasileiro.
Foto: Vilma Ribeiro / Voz das Comunidades

“Não tem ninguém que veio ainda com com gênero forte que nem antigamente. O pessoal tipo Ana Carolina, Djavan, querendo ou não, falava mais de amor, falava mais de sentimento. E agora um cara que veio do crime falar de amor, trazer essa paz para a mente das pessoas, sabe? É tão bom, isso me deixa bem mais forte para prosseguir”, manifestou Taylan, que fez a fotógrafa Vilma Ribeiro, do Voz, chorar com uma de suas composições.

Ele sabe que a favela quer falar de amor e destaca a importância, ainda, de homens negros falando sobre suas emoções. Taylan deu a honra de mostrar à equipe de reportagem o clipe que foi lançado nesta terça-feira (31), com direção de André Palmira. “Queria Te Ver” é mais uma que pauta o amor. O videoclipe mostra uma praia em que ele alterna entre dançar sozinho e com sua musa, Karen Jesus, que é uma mulher preta da vida real e da mesma área que ele. “Acho importante colocarmos elas como protagonistas nos clipes”, defende.

Rock in Rio 2022

No início de 2022, ele fez parte do line-up do REP Festival, que acontece desde 2019 na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio. E agora, mais um festival para a conta. Dessa vez, Taylan chegou ao Rock in Rio. Considerado o maior festival do planeta, o cantor vai estar no Espaço Favela dia 4 de setembro, no mesmo line que Buchecha e Funk Orquestra. E uma de suas grandes fãs vai estar lá vibrando, a Maria Aparecida, mais conhecida como sua mãe. “Poxa, ela vai tá lá gritando a beça!”, diz. 

A ansiedade está a mil para o grande dia, mas Taylan comenta que tem estudando e também tem sido lapidado devagarzinho pela família Baguá. “Eu sou muito ansioso para as minhas coisas, mas eles foram me ‘trabalhando’. Minha expectativa está gigante, cara, gigantesca! Pô, num tem nem como expressar. Eu só quero chegar lá e passar alegria para o público”, relata. 

Complementa, destacando a conquista: “Eu estou lutando aí para trazer o bem pra minha família e poder ajudar as pessoas que precisam também!”. 

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]