Os moradores da grande Inhaúma estão bem próximos de ganhar uma enorme área de lazer, esporte e cultura. A Prefeitura do Rio, através da Empresa Municipal de Urbanização (RioUrbe), apresentou nesta sexta-feira (07/07) à população um projeto inicial para a revitalização das margens do Rio Timbó, no trecho entre as avenidas Itaocá e Adhemar Bebiano. Essa ideia é uma reivindicação da Administração Regional de Inhaúma, através de Wilson dos Santos, e tem apoio do Superintendente Regional de Inhaúma, Romildo Jucá. Na planta, que foi aberta para novas prioridades e solicitações, contém espaços para uma ciclovia, quiosques, praças esportivas e culturais. Segundo os arquitetos da RioUrbe, Marcela Veiga e Eduardo Cabral, esse é apenas um pré-projeto e que os outros pedidos dos moradores poderão ser incluídos.
– A gente está aqui hoje para mostrar nossa ideia das obras que poderão ser feitas nas margens do Rio Timbó. Esse foi uma grande solicitação da população para essa região. A Prefeitura quer atender e dar melhores condições a todos.
O vereador João Mendes de Jesus também esteve presente no encontro, que foi realizado no histórico Casarão de Inhaúma. Ele admitiu que a atual situação financeira do município ainda não é a ideal, mas que o prefeito Marcelo Crivella quer que o planejamento já esteja pronto para a realização dele assim que melhore os fundos dos cofres da Prefeitura.
– Nosso trabalho aqui é juntar todas as ideias em torno desse projeto e deixá-lo pronto. Assim que a situação financeira melhorar, tenho certeza que teremos a prioridade na conclusão dela. Esse foi um pedido dos moradores e a Prefeitura vai dar todo apoio. Tenho certeza que em breve essa planta vai deixar de ser só papel.
O Superintendente Regional de Inhaúma, Romildo Jucá, também explicou que todas as providências serão feitas e estudadas em ampla responsabilidade por parte da Prefeitura e RioUrbe para que o projeto seja concluído para uma futura concretização das obras.
– Todos sabemos das dificuldades financeiras da Prefeitura, mas o prefeito Marcelo Crivella quer que a gente apresente o plano pronto e com todas as solicitações dos moradores. Temos certeza que essa obra poderá ser feita e vai melhorar muito a vida das pessoas dessa região.
Após a apresentação do estudo inicial, o responsável por um projeto social esportivo e uma das lideranças dos moradores, Edson Silva, solicitou que as obras nas margens do Rio Timbó fossem estendidas para o trecho que fica na comunidade da Galinha, após o cruzamento com a Avenida Adhemar Bebiano. O mesmo pedido foi feito pela Regina Dantas, que é presidente da associação da comunidade do Parque Everest, para a outra ponta, que fica após o cruzamento com a Avenida Itaocá.
Os especialistas da RioUrbe anotaram as solicitações e deverão levar cerca de 30 dias para apresentar as mudanças no projeto para a região.
Foto divulgação: Vereador João Mendes de Jesus (esquerda), Superintendente Romildo Jucá (centro) e arquitetos da RioUrbe sobre a planta do projeto