Um tiro atingiu uma creche localizada no Morro do Escondidinho, região dentro do Morro dos Prazeres, na Zona Central do Rio. O fato aconteceu na manhã desta segunda-feira e, segundo informações, o tiro atingiu o berçário da unidade.
O Voz das Comunidades entrou em contato com a Secretaria Municipal de Educação. Em resposta, a SME lamentou que atos de violência impactem a rotina das escolas, “que deveriam ser locais sagrados de paz e aprendizagem. A Secretaria informa que ninguém foi ferido na Creche Municipal Direitos Humanos”.
O secretário municipal de educação, Renan Ferreirinha, em entrevista à Radio CBN/Globo na manhã desta segunda-feira, comentou o ocorrido. “Nós temos um protocolo de segurança que é realizado junto à Cruz Vermelha Internacional. É o protocolo Acesso Mais Seguro, que é um protocolo de guerra. Essa é a realidade. Ele é dividido em diversas fases e a fase que a gente tanto deseja é a paz diariamente. Mas se é o que está acontecendo, é que antes do início das aulas, sejamos avisados. A operação foi iniciada às 7h57min da manhã e 8h02 nós fomos avisados”.
O Voz das Comunidades também entrou em contato com a assessoria da Polícia Civil do Rio de Janei, que realizou a operação hoje cedo. Em resposta, a PC afirmou que “policiais civis da Delegacia Especial de Apoio ao Turismo (Deat) realizaram ação para verificar informações de inteligência e cumprir diligências de investigações em andamento”.