casibomonwinonwin girişholiganJojobet Güncel Girişbets10 girişbets10jojobetjojobet girişjojobetjojobetjojobet girişcasibom

Saiba como funcionam os níveis de calor da Prefeitura do Rio

Cidade entrou pela primeira vez no nível Calor 4 nesta segunda-feira (17), com previsão de temperaturas acima dos 40°C
Foto de fundo: Selma Souza

O calor intenso tem sido um grande desafio para os cariocas nos últimos anos. Para monitorar as ondas de calor extremo e minimizar seus impactos na população, a Prefeitura do Rio criou um sistema de níveis de calor, que vai de NC1 a NC5. Cada nível determina a gravidade da situação e define as ações que podem ser tomadas para proteger os moradores.

Nesta segunda-feira (17), pela primeira vez, o município atingiu o nível Calor 4 (NC4), com previsão de temperaturas acima de 40°C por, pelo menos, três dias consecutivos. Com isso, medidas especiais foram acionadas para amenizar os impactos do calor extremo na cidade.

Confira os cinco níveis de calor da cidade do Rio:

NC1 – Sem impacto na rotina

Quando acontece: Não há previsão de altos índices de calor.
Ações adotadas: Nenhuma ação necessária, pois a cidade segue com sua rotina normal.

NC2 – Calor intenso por até dois dias

Quando acontece: Quando há previsão ou registro de temperaturas entre 36°C e 40°C por um ou dois dias consecutivos.
Ações adotadas: O Centro de Operações Rio (COR) começa a divulgar informações sobre os sintomas do calor excessivo e a orientar a população sobre os cuidados necessários.

NC3 – Calor intenso por três dias consecutivos

Quando acontece: Quando há temperaturas entre 36°C e 40°C com previsão de permanência ou aumento por três dias consecutivos.
Ações adotadas: O COR intensifica a comunicação por meio de redes sociais, site, aplicativo, mídia urbana e veículos de imprensa, para garantir que a população esteja informada sobre os riscos e precauções necessárias.

Foto: Selma Souza / Voz das Comunidades

NC4 – Calor extremo acima de 40°C

Quando acontece: Quando há registro de temperaturas entre 40°C e 44°C, com previsão de permanência ou aumento por três dias consecutivos.
Ações adotadas:

  • Abertura de pontos de resfriamento em locais públicos climatizados.
  • Recomendações para mudanças de rotina da população exposta ao calor extremo.
  • Ampliação da oferta de hidratação em espaços de acolhimento para populações vulneráveis.
  • Possível cancelamento ou reagendamento de eventos ao ar livre e suspensão de atividades em áreas externas.

NC5 – Calor extremo acima de 44°C

Quando acontece: Quando há temperaturas superiores a 44°C, com previsão de permanência ou aumento por três dias consecutivos.
Ações adotadas:

  • Suspensão de atividades ao ar livre, como aulas de educação física e eventos esportivos.
  • Boletins meteorológicos a cada seis horas e boletins epidemiológicos em até 72 horas após o fim da onda de calor.
  • Fechamento de áreas expostas ao sol e recomendações para o funcionamento de espaços públicos e privados durante o período de calor extremo.

Previsão de calor extremo nesta semana

A Prefeitura do Rio anunciou, neste domingo (16), que a cidade pode bater o recorde de temperatura de fevereiro, que atualmente é de 41,8°C, registrado em 2023. A expectativa é de que as temperaturas sigam elevadas pelo menos até sexta-feira (21).

Diante desse cenário, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) reforça a recomendação para a população evitar exposição ao sol nos horários mais quentes do dia, beber bastante água e usar roupas leves. Em caso de sintomas como tontura, desidratação e mal-estar, é essencial procurar uma unidade de saúde.

Para mais informações e a lista de pontos de resfriamento disponíveis, os moradores podem acessar o site e o aplicativo do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio (COR.Rio).

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]