A Polícia Civil iniciou na manhã desta terça-feira (10) uma grande operação no Complexo de Israel. Teve intenso tiroteio e por precaução, a Avenida Brasil e a Linha Vermelha foram fechadas por volta das 6h30, o que travou o trânsito na Zona Norte do Rio de Janeiro. Em consequência, o Centro de Operações e Resiliência (COR) colocou a cidade no Estágio 2 de uma escala de 5.
Neste momento, a Avenida Brasil está liberada nos dois sentidos. A Polícia Militar e a Polícia Civil seguem atuando no local. O trânsito segue congestionado na via. A Linha Vermelha segue interditada, na altura de Vigário Geral, nos dois sentidos.
Em nota, a Mobirio informou que devido a essa operação policial na altura da estação Vigário Geral, algumas linhas do corredor Transbrasil foram interrompidas por segurança. São elas:
- 60 -Deodoro x Gentileza (Parador)
- 61 – Deodoro x Gentileza (Expresso)
- 71 – Vigário Geral x Gentileza (Expresso)
De acordo com a empresa, as linhas 80, 90 e TIG x GIG seguem operando normalmente. Já o Rio Ônibus informa que pelo menos 50 linhas estão com seus itinerários prejudicados por causa da Operação.
- 292 (Engenho da Rainha-Castelo)
- 300 (Sulacap-Candelária)
- 315 (Recreio-Central)
- 335 (Cordovil-Tiradentes)
- 338 (Taquara-Candelária)
- 342 (Jardim América-Castelo)
- 348 (Riocentro-Candelária)
- 352 (Riocentro-Candelária)
- 355 (Madureira-Tiradentes)
- 361 (Recreio-Castelo)
- 362 (Honório-Castelo)
- 369 (Bangu-Candelária)
- 378 (Mal Hermes-Castelo)
- 380 (Curicica-Candelária)
- 384 (Pavuna-Passeio)
- 385 (Village-Passeio)
- 386 (Anchieta-Candelária)
- 388 (Cesarão-Candelária)
- 389 (Catiri-Tiradentes)
- 393 (Bangu-Candelária)
- 394 (Vila Kennedy-Tiradentes)
- 395 (Coqueiros-Tiradentes)
- 397 (Campo Grande-Candelária)
- 399 (Pavuna-Passeio)
- 497 (Penha-Largo do Machado)
- 498 (Penha Circular-Cosme Velho)
- 919 (Pavuna-Bonsucesso (Maré)
- 936 (Campo Grande-Fundão)
- 945 (Pavuna-Fundão)
- 975 (Madureira-Fundão)
- 979 (Madureira-Fundão)
- SR300 (Sulacap-Candelária)
- SR342 (Jardim América-Castelo)
- SR355 (Madureira-Tiradentes)
- SR384 (Pavuna-Passeio)
- SR386 (Anchieta-Candelária)
- SR388 (Cesarão-Candelária)
- SR393 (Bangu-Candelária)
- SR397 (Campo Grande-Candelária)
- SR399 (Pavuna-Passeio)
- SV384 (Pavuna-Passeio)
- 2303 (Cesarão-Carioca)
- 2307 (Sete de Abril-Castelo)
- 2308 (Cosmos-Castelo)
- 2309 (Urucânia-Castelo)
- 2336 (Campo Grande-Castelo)
- 2339 (West Shopping-Castelo)
- 2381 (Jardim Maravilha-Castelo)
- 2381 (Pedra de Guaratiba-Castelo)
- 2383 (Sepetiba-Carioca)
Os trens também foram afetados. Em nota, a Supervia, empresa responsável pelos trens no Rio, informou que a circulação de trens do ramal Saracuruna operam somente entre o trecho Central do Brasil e Penha. Já no trecho entre Penha Circular e Saracuruna, aguardam ordem de circulação, devido ao tiroteio que afetou o sistema de rede aérea da empresa. Ele ainda completam que esta medida é necessária para a segurança de todos.
Com as operações em andamento, cerca de 22 unidades escolares foram afetadas. Em nota, a Secretaria Municipal de Educação (SME) informou que, nas localidades de Parada de Lucas/ Vigário Geral, dez unidades escolares foram impactadas pelas operações policiais em curso. Na Cidade Alta, oito escolas foram impactadas. Nas comunidades Cinco Bocas/ Pica-pau, três unidades foram impactadas. Já a Secretária Estadual de Educação informou que até o momento, uma escola da rede estadual precisou ser fechada na região.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), até o momento, quatro unidades de saúde que atendem à região, incluindo clínicas da família e centros municipais de saúde, foram impactadas. Destas, duas suspenderam completamente suas atividades, enquanto as outras duas interromperam as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares.
O Complexo de Israel compreende as comunidades de Vigário Geral, Parada de Lucas, Cidade Alta, Cinco Bocas e Pica-Pau.