Pista 2025 chega ao Complexo do Alemão para impulsionar o empreendedorismo nas favelas

Projeto destaca favelas como espaço de criatividade e resiliência; encontro ocorre hoje, às 16h, na Faetec da Rua Paranhos, Olaria
Projeto visa impulsionar a criatividade nas favelas. Foto: DonnaBow

Após o sucesso da edição piloto na Rocinha, o programa Pista 2025 (Parque de Inovação Social, Tecnológica e Ambiental) desembarca no Complexo do Alemão, com o objetivo de fomentar negócios inovadores, fortalecer o empreendedorismo de base comunitária e estimular o desenvolvimento sustentável nos territórios de favela.

A iniciativa busca identificar, capacitar e potencializar talentos locais, reconhecendo a favela como um ambiente fértil para inovação, criatividade e geração de renda. O edital da edição 07/2025 já está aberto para moradores do Complexo do Alemão com ideias empreendedoras ou negócios em diferentes estágios de desenvolvimento. As inscrições podem ser feitas através da plataforma SisFaperj, entre os dias 28 de abril e 27 de junho de 2025.

Segundo Robson Santos, morador do Alemão e vice-presidente do Conselho Empresarial de Comunidades e Novos Negócios da ACRJ, o programa representa mais do que um incentivo: “Estamos diante de uma grande oportunidade para mostrar que a favela é uma fábrica de talentos e resiliência. O Pista 2025 não é apenas um programa, mas uma chance de transformar nossos territórios com inteligência, criatividade e gestão do conhecimento”, afirma.

Para tirar dúvidas sobre o edital, a Faperj, que coordena o projeto, realiza um encontro presencial nesta terça-feira (13), às 16h, na Faetec da Rua Paranhos, 127, Olaria, Rio de Janeiro.

O Pista 2025 reforça o potencial dos territórios periféricos como protagonistas de soluções sociais e econômicas, conectando inovação à realidade das comunidades e promovendo inclusão produtiva de forma estruturada.

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]