Devido a grande operação policial que acontece desde a manhã desta segunda (19), na Cidade de Deus, zona oeste do Rio, diversos serviços foram impactados. Isso porque, durante a ação, o policial civil José Antônio Lourenço, da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), foi baleado e morreu no Hospital municipal Lourenço Jorge, na Barra da Tijuca. Moradores relatam intensa troca de tiro nas regiões conhecidas como: 15, Bariri e Karatê.
Saúde e educação
A Secretaria Municipal de Educação (SME) suspendeu as aulas do turno da tarde nas unidades escolares da região. Segundo informações, 4 Escolas Municipais estava com alunos e funcionários presos dentro esperando melhorar a situação para liberar os alunos e os pais conseguirem ir buscar as crianças.
Quanto à Secretaria de Municipal de Saúde (SMS), houve também a suspensão de todos os atendimentos e o Secretário de Saúde ordenou o fechamento das unidades na área.
A concessionária responsável pela linha amarela informou nas redes sociais que a via expressa foi interditada, no sentido fundão, na altura da Cidade de Deus, devido ocorrência policial. Mas já está liberada.
Segundo a Polícia Militar, agentes do 18º BPM (Jacarepaguá) e dos batalhões de Rondas Especiais e Controle de Multidão (Recom) e de Policiamento em Vias Expressas (BPVE) atuaram na liberação das vias, Linha Amarela e também à Rua Edgard Werneck, que chegou a ser fechada. “A corporação atua no entorno da comunidade, com reforço no policiamento para garantir a segurança da população e permanece por tempo indeterminado”, informou a PM.
Linhas de ônibus sofreram alterações nos itinerários
Em nota O Rio Ônibus informa que “19 linhas de ônibus estão sofrendo desvios em seus itinerários devido a operação policial em decorrência na Cidade de Deus. Este é o quinto episódio como este somente no mês de maio, que já registra o desvio de 96 linhas“.
Linhas com itinerários alterados são:
- 315 CENTRAL X RECREIO DOS BANDEIRANTES(VIA L. AMARELA)
- 613 VARGEM GRANDEXDEL CASTILHO(VIA A.BUENO/L.AMARELA)
- 348 RIOCENTRO X CANDELÁRIA (V. L. AMARELA)
- 352 RIO CENTRO X CANDELÁRIA(VIA AUTODROMO/L.AMARELA)
- 361 RECREIO DOS BANDEIRANTES X CASTELO(VIA L.AMARELA)
- 368 RIOCENTRO X CANDELÁRIA
- 550 CIDADE DE DEUS X GAVEA
- 558 INTEGRADA 6 – COPACABANA X CIDADE DE DEUS (VIA ITANHANGÁ)
- 600 TAQUARA X PÇA.SAENS PENA(VIA C.DEUS/AV. MENEZES CORTES/BOIUNA)
- 692 MEIER X ALVORADA (VIA D.HELDER CAMARA / L.AMARELA)
- 693 MEIER X ALVORADA (VIA R.DIAS DA CRUZ / L.AMARELA)
- 861 RIO DAS PEDRAS X CURICICA (VIA CIDADE DE DEUS)
- 863 RIO DAS PEDRAS X BARRA(VIA AV. AYRTON SENNA)CIRC.
- 900 MERCK X DOWNTOWN (CIRCULAR)
- 990 MERCK X JOATINGA
- 611 CAMORIM X DEL CASTILHO (VIA CURICICA/ LINHA AMARELA)
- 953 TAQUARA X CIDADE DE DEUS(V. RETIRO DOS ARTISTAS)CIRC.
- 954 TAQUARA X RECREIO (VIA BENVINDO DE NOVAES)
- 810 TAQUARA x PONTAL
Nas redes sociais, moradores e demais pessoas comentaram sobre a situação.
Os moradores da cidade de Deus só querem viver em paz!#BalançoGeralRJ
— LEONARDO DE SOUZA OLIVEIRA (@leonardodsoli) May 19, 2025
Prometi não falar mais sobre violência, depois de uma vida atravessada por essa pauta. Mas hoje, a Cidade de Deus vive mais uma operação desde cedo, com um policial morto. Meus pêsames à família e, como morador, lamento que ainda sobrevivamos a essa realidade no Rio. Muito tiro.
— JOTA MARQUES (@jotamarquesrj) May 19, 2025
Muitas viaturas da Polícia Civil chegando na Cidade de Deus pic.twitter.com/O0NubskiSh
— PEGAVISÃO RJNEWS (@pegavisaorjnews) May 19, 2025
Em nota divulgada na tarde desta segunda (19), o governador do Rio, Claudio Castro, anunciou que as operações continarão ocorrendo no território. “Já determinei que a polícia não deixe a comunidade até que os responsáveis por esse ataque sejam encontrados“, escreveu nas redes sociais.