‘É o Complexo’ estreia no CineCarioca Penha com história eletrizante ambientada no Complexo do Alemão

Filme faz um retrato da sociedade e discute temas como ausência do Estado, a falta de oportunidades e a omissão por parte de classes privilegiadas
Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades

Sala cheia, rostos empolgados e múltiplas reações. Na última quinta-feira (03), a sessão oficial de estreia do filme ‘É o Complexo’ foi exibida no CineCarioca Penha, no bairro da Penha. Obra criada e estrelada por atores, roteiristas e técnicos de favelas, a exibição emocionou quem vive a rotina das favelas cariocas.

A trama acompanha a história Gabriel e Mel, estudantes de cinema que decidem gravar um documentário com pessoas ligadas ao crime do Complexo do Alemão. De classe média, Mel se deslumbra com o ambiente de bailes, armas e códigos próprios. Mas o encanto logo se desfaz diante de uma violência sem vencedores.

Segundo Índio, um dos atores do longa, a força do filme está no improviso, técnica que trouxe ainda mais realismo. “Cara, um elemento muito importante desse filme é o improviso, né? Foi tudo improvisado, a discussão improvisada, a porrada é de verdade. Não tem dublê. É nossa vivência de dia a dia na comunidade que a gente tentou passar pro público”, contou, com emoção antes da estreia.

Índio, ator presente no filme ‘É o Complexo. (Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades)

Ele também compartilhou a ansiedade para o evento: “A mão tá suando, gelada. A gente tava orando pra esse dia chegar. Essa é a estreia oficial. Já teve outras exibições no Alemão e o público tem falado que tá surreal. As pessoas me param na rua perguntando do filme, postando, ajudando. É um aprendizado que eu vou levar pro resto da vida.”

Isabele de Oliveira Santos da Silva, de 19 anos, outra moradora que assistiu ao filme, resumiu sua impressão: “Achei maravilhoso, perfeito, já quero assistir de novo. Senti muita emoção.”

Isabele de Oliveira Santos da Silva, uma das telespectadoras presentes na sessão do filme. (Foto: Vilma Ribeiro/Voz das Comunidades)

O filme também está disponível online, no site www.eocomplexo.com.br, e busca refletir sobre temas como a ausência do Estado, a falta de oportunidades, o papel ambíguo da polícia, tanto algoz quanto vítima, e a omissão de parcelas privilegiadas da sociedade.

Confira o trailer da produção:

https://www.youtube.com/watch?v=KaJa3V1Q_BM

Compartilhe este post com seus amigos

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp

EDITORIAS

PERFIL

Rene Silva

Fundou o jornal Voz das Comunidades no Complexo do Alemão aos 11 anos de idade, um dos maiores veículos de comunicação das favelas cariocas. Trabalhou como roteirista em “Malhação Conectados” em 2011, na novela Salve Jorge em 2012, um dos brasileiros importantes no carregamento da tocha olímpica de Londres 2012, e em 2013 foi consultor do programa Esquenta. Palestrou em Harvard em 2013, contando a experiência de usar o twitter como plataforma de comunicação entre a favela e o poder público. Recebeu o Prêmio Mundial da Juventude, na Índia. Recentemente, foi nomeado como 1 dos 100 negros mais influentes do mundo, pelo trabalho desenvolvido no Brasil, Forbes under 30 e carioca do ano 2020. Diretor e captador de recursos da ONG.

 

 

Contato:
[email protected]