A concessionária Águas do Rio iniciou, no último domingo (16), um reparo emergencial em uma adutora localizada em Benfica, na Zona Norte do Rio de Janeiro. A intervenção exigiu a suspensão do fornecimento de água em 37 bairros da região, impactando milhares de moradores.
Os bairros afetados são Abolição, Água Santa, Benfica, Brás de Pina, Cachambi, Cavalcante, Coelho Neto, Colégio, Del Castilho, Encantado, Engenho de Dentro, Engenho da Rainha, Engenho Novo, Higienópolis, Inhaúma, Irajá, Jacaré, Madureira, Manguinhos, Méier, Olaria, Piedade, Penha, Penha Circular, Pilares, Quintino, Bocaiúva, Riachuelo, Rocha, Sampaio, São Francisco Xavier, Todos os Santos, Tomás Coelho, Vaz Lobo, Vicente de Carvalho, Vila da Penha e Vista Alegre.
A previsão é que o reparo seja concluído até a noite desta segunda-feira (17). No entanto, o abastecimento será retomado de forma gradual, podendo levar até 72 horas para ser completamente restabelecido, especialmente em áreas mais altas e nas extremidades do sistema de distribuição. Com as temperaturas podendo chegar a 38°C nos próximos dias, a Águas do Rio recomenda que a população economize água e priorize o uso para atividades essenciais.