Segundo moradores, às 5h30 da manhã já era possível escutar os intensos tiroteios na Cidade de Deus, Zona Oeste do Rio de Janeiro. De acordo com os relatos, houve muita dificuldade para os moradores saírem para trabalhar e levar os filhos para o colégio. Tudo isso envolto a tensão de mais um dia a favela amanhecer ao som de tiros.
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (SME), cerca de 11 escolas precisaram fechar suas 0portas no dia de hoje na Cidade de Deus.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), na região da Cidade de Deus a Clínica da Família (CF) Lourival Francisco de Oliveira suspendeu o início do funcionamento na manhã desta quinta-feira (17) e agora avalia a possibilidade da abertura. Já o Centro Municipal de Saúde Hamilton Land e a CF José Neves mantêm o atendimento à população. Apenas as atividades externas realizadas no território, como as visitas domiciliares, estão suspensas.
Em 2024, até o momento, os episódios de instabilidade e violência em diversas regiões da cidade ocasionaram 881 registros de fechamento temporário de unidades de saúde.